HISTÓRICO

No ano 2000, a UNIVALI através de um projeto do Curso de Letras do Campus de Itapema, o qual era dirigido pelo Professor Francisco Antônio dos Anjos, possibilitou que a Mestra Iara de Oliveira, juntamente com o jornalista André Gobbo estudassem a criação de uma Academia de Letras em Itapema.
Foram feitas as primeiras especulações e a possibilidade começou a ser viável quando ouvidos escritores e intelectuais locais ficou evidenciado o interesse e a participação dos mesmos.

Num primeiro momento os três membros articuladores do projeto Francisco, Iara e André, elencaram nomes, fizeram contatos, consultaram fontes, muniram-se de subsídios e só então iniciaram a montagem do projeto que se transformaria na Academia Itapemense de Letras. Em sucessivas reuniões foram esclarecidos os objetivos e as metas e os 14 membros fundadores foram tomando consciência da relevância histórica que teria a criação de uma Academia de Letras para o Município de Itapema.
O sonho se alicerçava e na tarde do primeiro dia de setembro do ano de 2000, na Academia Catarinense de Letras em Florianópolis ele tornou-se real quando tomaram posse os primeiros membros da nova Academia que nascia.
A posse oficial em Itapema aconteceu numa sessão solene na Câmara de Vereadores na noite de 14 de setembro com a presença de autoridades e convidados.

O primeiro presidente foi o jornalista André Gobbo que dirigiu a Associação nos dois primeiros anos com dedicação, competência e lealdade. Neste período inicial, diversas atividades culturais foram realizadas como projetos junto às escolas. Publicação de livros, concursos literários, representações importantes junto a outras instituições, parcerias com a Administração Municipal, sempre respeitando os objetivos e o Estatuto da Academia. Vencidas as dificuldades iniciais que ocorrem no que é novo, os Acadêmicos já mais amadurecidos assimilaram o afastamento definitivo de 3 membros e elegeram 5 novos escritores para enriquecer ainda mais e fortalecer os alicerces da jovem Academia. No dia 26 de outubro de 2002 foi eleita a nova e Segunda Diretoria que tomou posse na noite de 15 de novembro, tendo como Presidente a acadêmica Maria de Lourdes Cardoso Mallmann.
Nesta Gestão realizou-se o Primeiro Simpósio Sul Brasileiro reunindo em Itapema Academias de Santa Catarina, Paraná e do Rio Grande do Sul. Em 2004 foi eleita para exercer a Presidência a acadêmica Marleide Lonzetti Skovronski, que entregou o cargo em 2006 para a profª Ilda Helena César, onde novos escritores acresceram o quadro de intelectuais. Na gestão seguinte 2007 e 2008 assumiu a Presidência o acadêmico Pedro de Quadros Du Bois. Atualmente é Presidente a profª Maira Kelling Machado.
Os caminhos literários dessa pleíade de intelectuais se cruzam anualmente com novos companheiros e são enriquecidos pelos novos conhecimentos e estudos realizados. Hoje contamos com 19 membros efetivos e 3 membros correspondentes e acreditamos que os frutos de nosso trabalho já se fazem aparecer no interesse das novas gerações pela leitura e escrita, o que nos faz felizes e realizados pelo trabalho que a Academia se dispôs a realizar.

Acadêmica Maria de Lourdes Cardoso Mallmann
Cadeira n. 2 - Patrono -João de Cruz e Souza

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Academia Itapemense de Letras abre vaga a Novos Membros!


EDITAL Nº. 01/AIL/2012
DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO E
SELEÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE NOVOS
MEMBROS DA ACADEMIA ITAPEMENSE DE LETRAS

A Presidente da Academia Itapemense de Letras, no uso de suas atribuições estatutárias, torna público o Processo Seletivo para ingresso de novos membros para a composição de seus quadros:

1 DAS VAGAS
Estão abertas três (3) vagas para a composição do quadro de membros efetivos da Academia, que podem ou não serem ocupadas, de acordo com os critérios estabelecidos para o ingresso.

2 DA INSCRIÇÃO
2.1 As inscrições ao Processo Seletivo serão recebidas no período de 16 de abril a 15 de junho de 2012.
2.2 Podem inscrever-se pessoas maiores de 18 anos com, no mínimo, 3 (três) anos de residência e domicílio em Itapema, Porto Belo ou Bombinhas, que apresentem efetiva contribuição para a literatura, notório saber e reputação ilibada.
2.3 A inscrição será efetuada mediante a apresentação dos seguintes documentos, em envelopelacrado:
a) requerimento de inscrição, devidamente preenchido dirigido à Presidente da Academia, disponível no link abaixo;
b) curriculum vitae impresso;
c) produção literária do (a) candidato (a) para ser avaliada pela Comissão de Seleção.
2.4 A inscrição deverá ser encaminhada até o dia 15 de junho, pessoalmente ou via postal, para a Rua 270 nº416 2º andar – Bairro Meia Praia, Itapema – SC, CEP 88220-000 aos cuidados da Presidente da AIL, Sra. Maira Kelling Machado.

3 DO PROCESSO SELETIVO
A seleção será realizada em duas etapas:
a) Análise do Curriculum vitae da produção literária;
b) Entrevista com os membros da Comissão de Seleção.

4 DA PRIMEIRA ETAPA: AVALIAÇÃO O CURRICULUM VITAE
4.1 A avaliação do Curriculum vitae e da produção literária dos candidatos será feita por Comissão de Seleção, designada pela Academia Itapemense de Letras.
4.2 A Comissão de Seleção é composta por membros efetivos da Academia.

5 DO RESULTADO DA PRIMEIRA ETAPA
5.1 O resultado da avaliação da primeira etapa será comunicado aos participantes até o dia 10 de julho de 2012.

6 DA SEGUNDA ETAPA: DA ENTREVISTA
6.1 A entrevista será realizada pelos membros da Comissão de Seleção em data a ser previamente marcada em conjunto com o proponente.

7 DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO
7.1 O resultado final será decidido em reunião ordinária da Academia.
7.2 O resultado final do processo Seletivo será divulgado até 30 de julho de 2012.

8 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1 A presente seleção é válida apenas para o ingresso em 2012.
8.2 O candidato não selecionado receberá, em devolução, a sua documentação, via postal.
8.3 Do resultado final deste processo Seletivo não caberão recursos.
8.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção em conjunto com o presidente da academia.
Itapema, 16 de abril de 2012.

Acadêmica Maira Kelling Machado
Presidente da Academia Itapemense de Letras

Baixe o Requerimento de Inscrição Aqui.: http://www.4shared.com/office/6xqC49_j/EDITAL_N01_2012.html

Para baixar você tem que se cadastrar no 4shared ou usar seu login e senha do google, facebook ou twitter.

Um comentário:

  1. Passei aqui para apreciar e conhecer um pouco da história da Academia. Belíssima!!

    Predico-lhe meus aplausos e admiração!

    Jean Marcell Gomes Albino
    e-mail: jmarcellgomesalbino@yahoo.com.br
    site oficial: http://jeanmarcellgomesalbino.prosaeverso.net/

    ResponderExcluir